Os aparelhos auditivos podem sofrer microfonia às vezes. Assim como seu telefone costuma fazer quando está muito perto do rádio. Isso é relativamente comum e aqui está o que causa isso e o que você pode fazer sobre isso.
Se você usa aparelhos auditivos, pode ouvir um chiado de microfonia em algum momento. Isso pode acontecer através de algo tão simples como colocar um lenço ou um cachecol no pescoço. Essa microfonia é chamada de feedback do aparelho auditivo.
Como ocorre o feedback do aparelho auditivo?
O feedback do aparelho ocorre quando o som que deveria entrar no canal auditivo sai do ouvido e volta para o microfone do aparelho. O som é então reamplificado, e isso faz com que seus aparelhos auditivos sofram essa microfonia.
Isso pode acontecer em diferentes contextos, como quando você coloca seus aparelhos auditivos de manhã e os tira à noite, ou quando alguém o abraça. Isso é perfeitamente normal porque os aparelhos auditivos estão reagindo ao som que retorna do ambiente.
O feedback do aparelho auditivo também pode ser um sinal de que algo pode estar errado ou que eles precisam ser limpos. Nesse caso, é melhor consultar o seu fonoaudiólogo.
Mas o que faz com que meus aparelhos auditivos tenham microfonia e o que posso fazer a respeito?
Muitos aparelhos auditivos vêm com cancelamento de feedback, mas isso não protege você completamente dele. Várias coisas podem causar isso em seus aparelhos auditivos. Aqui estão os motivos mais comuns para o feedback e como resolvê-lo.
1. Vedação inadequada:
Assim como o resto do seu corpo, seus ouvidos mudam com o tempo. Eles podem até mudar de forma. Se o fizerem, os moldes ficam soltos e não vedam adequadamente. Isso significa que o som sai do seu ouvido e volta para seus aparelhos auditivos. E isso causa feedback (microfonia). Para consertá-lo, coloque novos moldes auriculares. O ganho de peso ou a perda de peso também podem afetar seus ouvidos e o ajuste dos moldes.
Em geral, se seus aparelhos auditivos não forem colocados corretamente em seu ouvido, isso dará ao som a chance de escapar e entrar novamente no microfone do aparelho auditivo, portanto, certifique-se de que eles estejam bem encaixados e firmes em seu ouvido. Você sempre pode pedir a alguém para verificar se está correto ou consultar seu fonoaudiólogo.
2. Volume muito alto:
Às vezes, pode ser tentador aumentar o volume de seus aparelhos auditivos. Mas aumentar muito alto pode forçar o som a entrar novamente, o que causa chiado. Diminua o volume do aparelho auditivo e evite o ponto em que o som fique tão alto que crie microfonia.
3. Tubulação quebrada:
Para alguns aparelhos auditivos, o tubo que se conecta ao molde pode endurecer e encolher. Às vezes, o tubo começa a puxar o molde, de modo que ele não tem mais o ajuste certo. Isso significa que é hora de obter um novo tubo.
4. Excesso de cera:
Seus aparelhos ajudam você a ouvir porque eles transmitem sons ao seu canal auditivo. Mas se o canal auditivo estiver bloqueado por muita cera, o som não pode passar. Então, ele volta para seus aparelhos auditivos – e é aí que eles começam a chiar.
Se você tem cera excessiva, ela também pode bloquear o canal auditivo e – além de causar problemas com seus aparelhos – causar dores de ouvido ou danificar sua audição. Limpe seus ouvidos com um profissional e, enquanto estiver fazendo isso, certifique-se de que não haja receptores ou aberturas entupidas.
5. Microfones desalojados:
O feedback do aparelho auditivo também pode ser causado por microfones soltos ou deslocados. Seu fonoaudiólogo pode ajudá-lo a resolver esse problema.
Se você continuar tendo problemas com o feedback do aparelho auditivo e não conseguir descobrir o motivo, peça ajuda ao seu fonoaudiólogo.